A Planta Milagrosa

1. INTRODUÇÃO

Popularmente conhecido como babosa, o aloe vera é uma planta que concentra inúmeras propriedades medicinais. Sua família corresponde a mais de 400 espécies, somando mais de 200 diferentes substâncias biologicamente ativas disponíveis tanto nas folhas quanto em seu característico gel.

No entanto, é a variedade aloe vera barbadensis – pertencente à mesma família da cebola, do alho e aspargo – que gera um particular (e milenar) interesse medicinal. Na época dos faraós, por exemplo, o aloe vera era denominado pelos egípcios como a “planta imortal”.


Datados de 4200 a.C., escritos cuneiformes encontrados na Babilônia já descreviam os efeitos medicinais da planta. Os faraós, por sua vez, acrescentavam seu gel às bebidas com a crença de que a mistura prolongaria suas vidas.


Hipócrates, considerado o pai da Medicina, descrevia os benefícios gerados pela planta nos casos de úlceras e desordens gastrointestinais. Em seus estudos, Galeno também destacava as propriedades medicinais do aloe vera. Essas e outras citações constam no excelente livro do Dr. Hademar Bankhofer, publicado em 2013.


Antes de relatar as vantagens oferecidas pelo aloe vera é interessante ressaltar a importância das informa- ções contidas neste artigo, uma vez que todos os produtos derivados da planta são isentos de patenteabilidade. Como não geram lucro à indústria farmacêutica, seus benefícios são pouco divulgados.


Porém, basta digitar o termo “aloe vera” no Google para encontrar aproximadamente 20 milhões de citações. Ao realizar a mesma busca no Google Acadêmico, que só inclui trabalhos publicados em revistas indexadas, é possível identificar 52.500 citações científicas. Isso mostra claramente o interesse tanto popular quanto científico pelas propriedades medicinais da planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário